quarta-feira, 20 de abril de 2011

Resposta do EURES

Passados vários meses lá recebi uma resposta da Dra Luisa Martins do IEFP - Eures.

Passo a citar a informação que me passou e que nada tem de pessoal, portanto serve a todos.



''Cara Sofia,

Peço-lhe desculpa mas devido à minha ausência e ao volume de correspondência recebida só hoje tomei conhecimento do seu pedido de informação.

No portal do Serviço Público de Emprego Norueguês (www.nav.no) estão disponíveis um conjunto de ofertas de emprego, em inglês contudo, terá dificuldade de encontrar as oportunidades de emprego nas áreas pretendidas.

O conhecimento que possuem do Inglês será sem dúvida uma ajuda mas será necessário iniciarem, logo que vos seja possível, a aprendizagem do Norueguês.

Podem iniciar a aprendizagem do Norueguês através dos seguintes sites uma vez que os custos são muito reduzidos:

www.migranorsk.no (web-based course)

www.lexin.no (dictionary)

www.dialang.org (language test)

http://steinpastein.cappelen.no (language question paper) www.nyinorge.no (Norway “handbook”)

Em Portugal, a Folium Forlag (www.folium.pt), Escola Europeia de Línguas (www.eel.pt) ou Centro de Cursos Livres (www.ccl.pt) realizam cursos de Norueguês.

Gostava de lhe dar conhecimento que no site do IEFP em www.iefp.pt/eures (viver e trabalhar) bem como em www.eures.no e www.eures.europa.eu encontra informação sobre condições de vida e trabalho na Noruega.

Encontro-me ao dispor para qualquer esclarecimento complementar.

Melhores cumprimentos

Luísa Martins''


E pronto! Quanto a mim e ao meu marido resta-nos continuar com o nosso plano, juntar cerca de 5000.00€ para podermos ir mais à vontade. Quanto ao chegar e encontrar emprego, também temos um plano. Caso não encontremos emprego rapidamente, tentaremos criar a nossa própria (pequena) empresa. Neste momento estou desempregada em Portugal à 7 meses e à um mês comecei a fazer limpezas domésticas por metade do valor que deveria... Então lá está, porque não fazer o mesmo noutro país onde o trabalho é valorizado?

Fica a ideia no ar, mas falta ainda informação sobre este assunto.

4 comentários:

  1. Confirma-se aquilo que sempre pensei há cerca do EURES, eles não ajudam em nada!nem sei o que eles estão lá a fazer?!Ou então só ajudam os licenciados...

    ResponderEliminar
  2. Pelas experiências que tive em enviar currículos para candidaturas, eles apenas servirão caso haja intenção da empresa em nos contratar. Aí o Eures serve como intermediário antes da nossa partida. Como disse, só ajudam os licenciados...

    ResponderEliminar
  3. Olá Sofia, o meu nome é Carla, eu é lhe tenho deixado estes ultimos comentários como anonimo,posso-lhe contar a experiencia do meu namorado com eles, em Agosto de 2008 houve uma noticia no IEFP, que a Noruega estava a precisar de motoristas, engenheiros, enfermeiras e mais outras profissoes que não me lembro, entretanto como ele é motorista de pesados e estava desempregado, lá foi ele á reunião.A representante da EURES da Noruega contou que eles estavam a precisar muito destes profissionais e que os futuros patroes iam ajudar com o alojamento e curso de Noruegues, falaram á cerca do nivel de vida,condições de trabalho e etc...bem, o rapaz vinha MARAVILHADO, lá deixou o CV e ficou á espera dos benditos contactos dos possiveis interessados e até Outubro nada,nessa data +- houve os dias Europeus em Lisboa e o meu namorado foi lá e encontrou a Elie, a representante da EURES na Noruega, esteve a falar com ela e a conversa já não foi a mesma, agora só precisavam de engenheiros!!!A Noruega tb está a sofrer com a crise e as empresas não estão a contratar...que se ele realmente queria ir teria de ser por conta propria.
    Entretanto, nesse dia ele conheceu lá um casal, ele engenheiro e ela ainda estava a estudar,esse rapaz fez logo ali uma entrevista(pq eles levaram alguns empregadores)e ficou com uma 2ª entevista marcada para dali a uns meses já na Noruega, nós não sabemos se ele conseguiu o emprego ou não mas o tratamento, seguramente não foi o mesmo!Enfim, Boa Sorte para eles e para voçês tb, nós ainda não perdemos as esperanças de ir para lá, mas como disse é preciso um bom pé de meia para poder tentar...
    Desculpa o testamento.

    ResponderEliminar
  4. Olá Carla, obrigada, toda a informação é bem vinda.
    Lá está, ir aprendendo a língua, juntar o equivalente a 1 ano de rendimentos por pessoa e fazer as malas. Tenho a certeza que em qualquer parte arranjaremos trabalho como mão de obra não qualificada. Vamos embora, o importante é não desistir.

    ResponderEliminar